:: biografia   :: curriculum   :: obras   :: notícias   :: contactos     
       
 
 
 

Nasceu em 1953 na Póvoa de Varzim, e é desde muito cedo que o desenho e a pintura fazem parte do
seu universo de expressão.

É logo aos quatro anos, nesta terra de lobos do mar, que aprende a reconhecer alguns horizontes entre o Homem e a Natureza e dá os primeiros passos na descoberta da imensidão e do imaginário. É com a água e o ar, o mar e o céu que se relaciona e
obtém a revelação do transmutável que alimenta
os seus sonhos. Também o atraem as imagens do poente, as nuvens carregadas de significados e os extensos areais.

Manifesta, nos desenhos simples que faz, uma obsessão pelos rostos, olhos, mãos e pelas expressões de vida. A partir dos dez anos, fascinado pelos Mestres da Pintura, inicia a pintura a óleo, fazendo as suas próprias tintas com pigmentos em pó misturados com óleo, e criando, assim, os seus primeiros quadros.

Neste período da adolescência imerge no oceano artístico, na história da arte e no sonho de se tornar
um pintor.

Experimenta, também as construções na areia, participando em alguns concursos.

Manifesta-se e é reconhecido, como o “homem dos sete ofícios”, tudo o que lhe passa pelas mãos é alvo de uma consulta e de um tratamento exemplar e de qualidade em que todos os fenómenos, coisas e seres, são submetidos a um intenso exame ou à delicada manipulação, o que confirma a sua indisfarçável e premente necessidade de lhes descobrir a essência, a verdadeira natureza.

Participa em várias actividades culturais e grupais de todo o género e em tertúlias filosóficas, políticas e científicas.

Na sua juventude, com grande esforço dos pais, estuda artes e concluí o Curso de Artes Aplicadas - Pintura na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto. No final do curso recebe um convite para trabalhar na área da Publicidade, Marketing e Artes Gráficas duma Companhia de Seguros do Porto, aí trabalhando durante 18 anos.

No seu percurso artístico, está bem presente a relação com as origens e com a ecologia, transmitindo-nos a face oculta da beleza, do equilíbrio e da doação. A propósito desta, confidencia incansavelmente a quem observa a sua obra«se não partilhamos com os outros o que de melhor possuímos, a natureza não tem a obrigação de nos presentear com o melhor que também possui».

Ilustra vários livros para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, criando algumas temática novas.

Numa fase seguinte da sua pintura, inspira-se em algo que já perseguia há muito tempo, o conceito espiritual, monista, da criação. É um leitor atento e estudioso das ciências espirituais, do mundo oculto e dos fenómenos ainda não revelados.

A Nova Era, como diz, é algo de que quer partilhar e ajudar a edificar com todos.

Profundamente enraizado e convicto de que a ciência da Nova Era, transmite uma Nova Consciência Cósmica, capaz de responder e clarificar muitas dúvidas na mente do homem e a necessidade de revelar algo de verdadeiramente revolucionário.
Nos seus quadros tenta de uma forma directa e pragmática anunciar que a vida é o resultado de todos os princípios manifestados pelas leis do Universo.

Na sua relação com as tradições e as gentes da sua terra natal, que é a Póvoa de Varzim, tem projectado e colaborado na construção de vários “tronos” erigidos ao ar livre, nas festas a S. Pedro.

É uma pessoa afável, com uma comunicação entusiasmante e um sentido amplo de experiência de vida.

Está representado em várias colecções particulares nacionais, estrangeiras bem como em alguns museus. Extenso é já o número de salas de exposição em que o pintor mostrou os seus trabalhos e delineou como seu propósito fundamental, aproximar-se o mais possível de todas as pessoas, confrontado-as com o seu projecto.

Efectivamente, como sempre diz«Vale mais que, das múltiplas mensagens que transmito nos meus quadros, consiga obter uma única por parte de quem os vê, do que lhes dar uma única referência e não conseguir obter, deles, nenhuma identificação, reacção ou compreensão.»

Lançou um livro em língua Portuguesa e Espanhola com o nome de Olhar Oculto/Mirar Oculto.

 
 
 
© design_typeface